Artista prepara edifício de A TARDE para receber painel

As primeiras marcações da pintura que será feita pelo artista plástico, grafiteiro e muralista Diogo Galvão foram iniciadas na tarde desta segunda-feira, 13, nas paredes laterais do edifício principal do Grupo A TARDE. Animais marinhos são as principais figuras que poderão ser avistadas a partir da Avenida Tancredo Neves.

O dia de ontem foi de preparação e marcação das paredes que servirão como telas para a produção do painel. “Devemos levar pelo menos dois dias só marcando a parede, para a gente ser fiel às proporções dos desenhos que vão ser inseridos aqui. É uma fase essencial no trabalho, para representar fielmente os desenhos base”, explicou o muralista.

Com o tema voltado para conservação dos oceanos, com cores e traçados característicos do artista, a pintura deve ficar pronta em até duas semanas. A expressão artística é resultado de uma parceria entre o Grupo A TARDE, a prefeitura municipal de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Matos (FGM), e o  Projeto Jub’ARTE, com o objetivo de espalhar arte urbana, a street art, por grandes painéis em Salvador.

Galvão, que pintará o painel com a ajuda dos muralistas Drico, Dufs e Wiw, ressalta a importância do projeto para a cidade. “Acreditamos muito na força da arte, e a arte de rua tem o poder de ser democrática. A sensibilidade que a arte de rua propicia para a população, além do fato de todos terem acesso a ela, é o que mais nos motiva. O fato deste painel ser voltado para uma avenida como a Tancredo Neves, no centro financeiro da cidade, irá impactar muita gente, isso é o mais legal”, pontuou.

Para a realização do projeto serão utilizados pelo menos 144 litros de tinta acrílica, além de  150 latas de tinta spray.

Galvão explica que, dentro do estilo do muralismo, que irá marcar as paredes de A TARDE, é comum se utilizar técnicas do grafite.

“O grafite proporciona mais agilidade no processo de pintura, é muito mais rápido com o spray. Usaremos o rolo para aplicar a tinta base e, depois, o spray para fazer os elementos mais detalhados e todo o traçado da pintura”, contou.

A realização do projeto, que visa estimular a arte urbana em diversos pontos da cidade, teve início na semana passada, quando o  presidente do grupo A TARDE, João de Mello Leitão, e o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro formalizaram a parceria.

*Sob a supervisão da jornalista Rita Conrado

Share